asymmetric lw long put butterfly

Descrição

É igual a Long Put Butterfly, com exceção que a distância entre o “corpo” e a “asa” esquerda (CA) ser maior do que a distância entre a “asa” direita e o “corpo” (DC) da borboleta, porque salta-se um preço entre o 2º e o 3º preço de exercício.

A Asymmetric Left-W Long Put Butterfly consiste somente de opções de venda (Put), com três preços de exercícios diferentes, sendo uma ponta de compra de menor preço OTM (A), três pontas de venda com preço intermediário ATM (C), e outras duas pontas de compra ligeiramente ITM (D) com preço maior do que os anteriores, ambas para o mesmo vencimento e com a quantidade de posições de compra iguais à quantidade da posição de venda.

A Asymmetric Left-W Long Put Butterfly é outra estratégia wingspread que está se tornando bastante popular, e leva vantagem em relação a Long Put Butterfly clássica, porque abrange um intervalo maior de preços de exercícios (rangebound) entre a “asa” esquerda (Left Wing) (A) e o “corpo” (C), cujo o efeito, se caso o mercado cair e ultrapassar (C), é aumentar o intervalo de lucratividade da estratégia. A Asymmetric Left-W Long Put Butterfly deve ter a quantidade da posição de compra igual à quantidade da posição de venda, na proporção clássica +1-3+2, mas como as distâncias entre os preços de exercícios (C-A) e (D-C) são diferentes, e para manter o equilíbrio entre essas diferenças, será necessário que (C-A) = 2(D-C), formando uma borboleta assimétrica, de asa esquerda.

Quando Usar

Entrar quando já transcorreu um mês ou mais, desde a data do lançamento das séries, estando o mercado próximo de (A), acredita-se que irá subir em direção a (C), ou em (D), espera-se que volte para (C); o investidor acredita que o mercado, no vencimento, estará próximo de (C).

Ganho

O ganho máximo ocorre se, no exercício, o mercado estiver em (C). Esse ganho seria (C)-(A) menos o custo de se montar a borboleta. Tal ganho cresce, quase que totalmente, no último mês.

Perda

Em quaisquer das direções, a perda máxima é o custo da borboleta. O PE Baixo está em (A) mais o custo da borboleta, e o PE Alto, em (D) menos o custo da borboleta/2.

Prazo de exercício

A diminuição de tempo é insignificante até o último mês, durante o qual se desenvolve as características da forma butterfly, favorecendo à posição. O ganho máximo se desenvolve em (C). Se entramos no último mês e estamos fora da região (AD), devemos liquidar a posição.


Resumo da estratégia

  • Tipo da Estratégia: Direção 
  • Expectativa: Bullish (alta)
  • Volatilidade: Baixa (low)
  • Retorno Máximo: Diferença entre os Exercícios (C-A) – Valor líquido pago
  • Risco Máximo: Valor líquido pago
  • Requer Margem: Não

Referência Bibliográfica:
Silva, Luiz Mauricio da (2008). Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias, 3a. Edição, Rio de Janeiro